Volume superou até mesmo o das altas temporadas

🗑 Após seis meses de trabalho o ReciclaBC obteve um primeiro resultado extraordinário, com a coleta de resíduos para reciclagem em julho superando em 60% o volume no mesmo mês do ano passado.

💬 “Essas 251 toneladas recolhidas em julho são um recorde histórico, volume maior do que o registrado em altas temporadas”, destacou a engenheira Ivana Laís da Conceição, funcionária da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda. que coordena a equipe de sensibilização.

👌🏼 Ela acredita que é resultado do trabalho desenvolvido, mas principalmente da conscientização dos moradores que aderiram ao ReciclaBC “para valer”.

📈 A equipe de sensibilização coordenada por Ivana, composta por oito pessoas, leva aos moradores ensinamentos sobre reciclagem. Em julho realizou 849 entrevistas bem sucedidas, com 74% das pessoas declarando que já praticam a separação dos resíduos para reciclagem.

🏡 O trabalho de sensibilização até agora foi focado nos grandes geradores de resíduos, mas entrou em agosto numa nova fase que compreenderá visitas rua por rua, casa por casa.

💬 “O Recicla BC é um projeto ambicioso para tornar nossa cidade referência na separação e na reciclagem de resíduos. Para a próxima fase estamos programando uma ação que vai unir educação, diversão e engajamento”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.


❓❗ Perguntas e Respostas sobre o ReciclaBC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.


 ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495