A prefeitura de Balneário Camboriú relembra que os quatro ecopontos implantados na cidade, através do projeto ReciclaBC, já recebem óleo de cozinha usado, no entanto é necessário que ele seja acondicionado corretamente.
Esse óleo é encaminhado para reaproveitamento, sendo o uso mais comum produzir sabão, mas na cadeia industrial ele é usado também em resinas, detergentes, rações, glicerina e biodiesel.
Reciclar o óleo de cozinha é importante para o ambiente natural, pois apenas um litro do produto pode contaminar mais de 20 mil litros de água.
Quando esse óleo é descartado na pia ou vaso sanitário ele adere às paredes dos canos, causando entupimentos do sistema de esgoto da residência e de toda a cidade.
Além dos ecopontos o óleo é recebido também nas escolas da rede municipal de ensino, num trabalho de sensibilização ambiental com milhares de alunos.
COMO ARMAZENAR
Deixe o óleo esfriar e, com a ajuda de um funil, coloque-o numa garrafa de plástico, fechando bem a tampa.
Quando tiver uma quantidade acumulada, leve ao ecoponto mais próximo.
ONDE ENTREGAR
Os ecopontos estão localizados na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai.
Eles funcionam 24 horas por dia. Durante o dia tem um monitor prestando orientações.
O ecoponto recebe papel, metal, plástico e vidro. Também recebe lâmpadas, pilhas e baterias em pequenas quantidades.
A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.