O relatório das atividades de outubro do Projeto de Reciclagem de Balneário Camboriú, o ReciclaBC, mostra que 91% dos entrevistados em segunda visita em seus domicílios está praticando a separação dos resíduos para reciclagem.
A importância da estratégia de visitas domiciliares fica clara com a constatação que 49% dessas pessoas, portanto praticamente a metade, começou a separar resíduos para a reciclagem após a visita inicial dos monitores do ReciclaBC. Outubro foi um mês excepcional para a reciclagem em Balneário Camboriú pois a coleta de resíduos aumentou 65,66% em relação ao mesmo mês do ano anterior, marcando o melhor percentual de crescimento comparativo do ReciclaBC desde janeiro. Todo o material coletado é entregue gratuitamente a cooperativas de reciclagem da região com objetivo de gerar emprego e renda.
Nas visitas em domicílio os monitores constataram que 88% dos entrevistados consideram a coleta seletiva de recicláveis boa ou ótima e a coleta comum é avaliada como boa ou ótima por 98%. O ReciclaBC se baseia principalmente em educação para a reciclagem, com monitores indo às escolas e residências para mostrar como separar os resíduos. Esse trabalho é complementado com a melhora na eficácia da coleta, que foi ampliada para oito equipes que percorrem todas as ruas de Balneário Camboriú ao menos uma vez por semana.
ESTATÍSTICAS
Perguntas e respostas sobre o ReciclaBC
Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/
Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usados não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta, o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.